1 – AS CONDIÇÕES DE PARTIDA
Os primeiros decênios do século XX – 1900-1910
as vanguardas das artes modernas - a pintura abstrata , a pintura expressionista .
o movimento de Arte "Fauvismo " Henri Matisse.
Arquitetura e o sistema de intervenções de que depende a
preparação do cenário urbano.
Grandes progressos ;
o telefone ( 1876 ) ,
lâmpada elétrica
( 1885) , ( 1903)
Construção civil organicismo “ arranha céu “ em Chicago
entre 1880-1890
Em 1900 a produção nova da Arquitetura na Alemanha – cultura arquitetônica
europeia , em 1908 P. Behrens o profissional mais importante da Alemenha –
repertorio Art Nouveau , simplificado , reduzido , combinado , misturado com
outros matérias.
Depois com o concreto armado Walter Gropius e Miens van der
Rohe , Le Corbusier surgem no cenário das vanguardas na arquitetura.
Os principais movimentos de artes figurativas da Europa – expressionismo, fauvismo, cubismo, futurismo , construtivismo , neoplasticismo .
Entre os anos de 1905-1914 novas técnicas adapatadas as
exigências da sociedade , mal estar entre os pintores – a discurssao teórica
sobre o valor da perspectiva , que se desenvolve no campo da teoria das artes.
Crise no campo cientifico dos conceitos tradicionais de
tempo e espaço –
futurismo, surrealismo , expressionismo.
O cubismo e o produto derradeiro e mais exasperado da
vanguarda, mas indica a possibilidade de supererar as posiç~~oes vanguardistas
e de por um fim ao isolamento antinatural dos artistas.
A arquitetura e uma das especificações do conceito mais
amplo de arte – e um dos componentes da arquitetura empregado com um novo
vocabulário.
O futurismo surge em programas literários, escultura, musica
, na arquitetura apoiado por Sant’ Elia , desenhos quase sempre em
perspectivas, plantas , secções , rompem os cânones tradicionais da perspectiva
ruptura de qualquer outra corrente.
Kandisky fala do olhar interior , forma exterior das coisas
, ligação entre arte e vida .
As primeiras aplicações dos conceitos aplicados por piet
modrian na arquitetura surge no projeto de Van Doesburg , moveis de Herit
Rietveld entre 1922 -23 , casas
operarias , trabalhos comprometidos com as leis formais neoplásticas , leis técnicas , econcomicas
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