No período entre 1920 a 1970 , podemos distinguir seis
tradições ou movimentos mais importantes na História da Arquitetura.
idealista
ativista
consciente de si mesmo
lógica
Intuitiva
Diagrama elaborado por Charles Jencks para tratar das seis tradições entre Arquitetura e Politica
“Os movimento arquitetônicos nunca sofrem uma extinção completa. Há sempre a hipótese de uma revivêncicia de formas e ideias, mesmo que estas sofram uma renovação que lhes da uma nova aparência. “pg 31
De que movimentos esta falando Charles Jencks ?
os movimentos de arquitetura da vanguarda das artes figurativas, as principais ideias surgidas no inicio do seculo XX , com os nomes, futurismo, neoplasticismo, funcionalismo, racionalismo, organicismo e brutalismo.
Os melhores arquitetos são os mais difíceis de classificar,
aqueles que cabem nas seis tradições, aqueles que produzem uma fusão de
interesses e formas multivalentes.
os grandes nomes da Arquitetura moderna que são difíceis de classificação , pertence ao tempo heroico do modernismo :
Le Corbusier
Mies van de Rohe
Frank L. Wright
Frank L. Wright
O arquiteto deverá aprender as disciplinas matemática,
física, geometria , engenharia e dar valor a abertura a mudanças, quantificação
, coerência psicológica .
”As espécies arquitetônicas desenvolvem se mantendo se perfeitamente autônomas, e por isso podemos trata las como uma metáfora biológica e uma analogia evolucionista, desde que não esqueçamos os limites muito importantes desta comparação.” Pg 33
Cada movimento revela ainda maior a importância da
arquitetura, postula uma sociedade para as suas construções, confrontando com
questões politicas concretas.
Os arquitetos tenha defendidos suas posições politicas - o arquiteto esta hoje, dependente de um
patrocínio coletivo , venho do Estado , governo local ou comissão de homens de
negócios.
“Arquitetura influencia a vida daqueles que habitam ou a usam – a arquitetura ´´e uma arte politica porque cristaliza o domínio publico, os valores sociais partilhados , e os objetivos culturais a curto prazo.”
Tradição idealista
Le Corbusier , Mies Van de Rohe , Walter Gropius - defendiam
amplamente os ideais sociais – Aldo Van Eyck, Louis Kahn , James Stirling
continuaram a compartilhar esta corrente .
Em 1920 , Le Corbusier escrever para a revista “L Esprit
Nouveau”artigos com o tom idealista, difundiu
o ambiente de fundo para todas as discurssoes futuras sobre a Nova
Arquitetura
O idealismo foi fenômeno idealista – na Rússia este
movimento foi compreendido como Construtivismo – Le Corbusier chamou a casa uma
“maquina para vivermos” - Von Doesburg a
maquina era o criador de uma nova espiritualidade – na pintura e arquitetura
Van Doesburg concretizou o elementarismo abstrato e anti- natural , baseado em
linhas retas , formas , cores primárias , planos , retângulos rasos. Relacionou
este formalismo, com os aspectos libertadores da maquina, e contrastou tudo
isto com a tendência da produção manual para reduzir os homens ao nível de
autômatos.
O que se refere Van Doesburg e de uma maior economia no
nível do trabalho , que a maquina permite a sua qualidade universalizante,
abstrata.
tempo heroico :
Entre 1917 a 1925 surgiram mais movimentos ativos e
criativos do que em qualquer outro século – frisão europeia.
Entre 1922-1925, tudo
girava em torna da velocidade incrível de um época florescente – A cidade de
três milhões de habitantes , em 1923.
Projeto de apartamento para a venda em 1922 – em parte
social e utópico, comunista e em parte capitalista, pragmático , e com as suas
engenhosas economias de escala . projeto funcional e estético , adotado pela Rússia
como o nome de Casa Comunal .
Em 1927, Le Corbusier era suspeito como comunista , uma
combinação ideias com ideias de nova arquitetura , com os edifícios de terraços, concreto armado , maquina para viver , e o CIAM como
órgão oficial da arquitetura moderna.
Eero Saarinen (1910-1916), Pier Luigi Nervi (1891-1979), Ernesto Nathan Rogers (1909-1969), Walter Gropius (1883-1969), Bernard Zehrfuss (1911-1996), Le Corbusier (1887-1965), Marcel Breuer (1902-1981), and Sven Markelius (1889-1972). Em Paris, 1952
Reuniao de arquitetos modernos com Le Corbusier
Eero Saarinen (1910-1916), Pier Luigi Nervi (1891-1979), Ernesto Nathan Rogers (1909-1969), Walter Gropius (1883-1969), Bernard Zehrfuss (1911-1996), Le Corbusier (1887-1965), Marcel Breuer (1902-1981), and Sven Markelius (1889-1972). Em Paris, 1952
Em 1928 funda se o CIAM , congresso para impor a Arquitetura
Moderna , estilo de fazer arquitetura própria da década de 1920 – arquitetos
formalista franceses, arquitetos funcionalistas alemães , reformistas
burgueses, revolucionários marxistas .
Visita de Le Corbusier no Brasil, em 1929
Le Corbusier cumprimenta Oscar Niemeyer, que produzia ideias modernistas no Brasil
os cumprimentos de Le Corbusier aO Arquiteto Lúcio Costa
Em 1928 , declaração em congresso das obrigações
profissionais dos arquitetos para a sociedade – defendia uma maior eficiência
através da racionalização e da estandartizaçao – Arquitetura e as suas relações
com o Estado .
Entre os anos de 1925 a 1930 , foram construídas 15 mil
unidades de habitação num sistema de produção em massa – Projeto de
apartamentos para venda , de Le Corbusier – com fornecimento de mobiliários e
múltiplos serviços.
O período heroico da tradição idealista foi a década de
1920, marcada por grandes ideais , forte esperança, havia um heroísmo da vidad
de todos os dias, celebração de objetos familiares do uso do cotidiano.
“Período heroico significa a tarefa hercúlea de determinados indivíduos no sentido de transformarem a sociedade “ –
0s monumentos para os heróis de guerra Mies van De Rohe –
monumento a Karl e Rosa Luxembrugo.
“ Mies sentia se tão confuso como muitos outros arquitetos da época, perante a questão politica. “
O utopismo social existia na obra de Le Corbusier e Gropius
, e dos arquitetos do CIAM precisamente a estética moderna e ao estilo
internacional .
Estilo internacional , basicamente , a parde cortina de
vidro , constituída pelas barras das janelas e plos paines entre estas, sob uma
armação .
Edifício lever na Park Avenue, em Nova York , 1951
Edifício Seagram , Mies van de Rohe –
e um exemplo de um dos
melhores arquitetos americanos que gastaram suas energias a adornarem os
invólucros exteriores de monopólios que produzem a indústria de consumo .
O estilo internacional passou a ser indentificado como
Escola Burocratica de Arquitetura – dentro da tradição idealista – estas também
são a escola Novo Brutalismo , a transição dos CIAM para o TEAM TEM , e a
produção de Louis Kahn, , posteriormente um outro profeta da arquitetura. E as
residências de St. Andrew , de James Stirling.
Mas o que tudo isto tem haver com a politica ?
Verifica se que arquitetura busca influenciar a vida das
pessoas através de meios diretos – as formas ordenadas e as disciplinas evocam
os estados mentais correspondente que usam as pessoas –
Os arquitetos idealistas reutilizam o principio organizativo
, oferece uma nova alternativa aos tipos ideais de sociedade , e coloca na
mentalidade da compreensão de sua arquitetura a sua vontade de sociedade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário