Linha de investigação: Teoria e História da Arquitetura e urbanismo no Século XX
Introdução
Todo projeto de conhecimento parte inicialmente em fazer uma revisão da bibliografia, alguns autores dizem , fazer uma referência teórica na pesquisa , ou seja, buscar fontes seguras para a construção do saber , no campo da arquitetura moderna , objeto deste inventariado , nossa proposta foi pensar em um recorte Espaço e Tempo, para
assim fazer um levantamento de uma bibliografia capaz de atender a pluralidade
e diversidade de informações existentes a cerca do tema.
Entretanto buscamos neste
método de recorte atender as necessidade de objeto de estudo nas seguinte épocas:
· I - Desde passagem do século XIX para o Século XX ;
· II - Inicio do século XX – 1900-1910 ;
· III - Tempos heroicos da arquitetura moderna: as
décadas de 1920-1940;
· IV - A consagração de um movimento moderno nas
décadas de 1950-1960;
· V- Ascenção do modernismo e a chegada da
modernidade , a década de 1970;
· VI - Declínio do modernismo nos finais da
década de 1980.
Nossa hipótese para a construção deste inventário servirá para dar caminhos novos e descobertas na aprendizagem de objetos de conhecimento a cerca da extensão temporalidade que marca os acontecimentos. Os objetivos serão alimentar o ideário do saber os conteúdos dos fatos históricos ocorridos , e aprofundar os temas a cerca dos estudos e pesquisas em teoria e história, demonstrar os os projetos arquitetônicos e urbanísticos que marcam a arquitetura do século XX.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
Curtis , William J.R. Arquitetura moderna desde 1900. – 3º. edição - Porto Alegree: Bookman, 2008.
1. Arquitetura – História.
1)
Para Leitura , interpretação de texto e análise
das questões apresentados pelo autor:
Capitulo 4 – o racionalismo, a tradição da engenharia e o concreto armado pg .73
Capitulo 7 – sistema arquitetônico de Frank Lloyd Wright pg 113
Capitulo 9 – cubismo , de stijl e as novas concepções de espaço pg. 149
Capitulo 11 – Walter Gropius, o expressionismo alemão e a Bauhaus pg. 183
Capitulo 15 – o estilo internacional, o talento individual e o mito do funcionalismo pg 257
Capitulo 18 – a natureza e a máquina: Mies Van der Rohe, Wright e le Corbusier nos anos 1930 pg 329
Capitulo 22 – a arquitetura moderna nos EUA : imigração e consolidação pg 195
Capitulo 24 – a unidade de habitação de Marselha como um protoptipo para a moradia coletiva pg 437
Capitulo 30 – ampliação a critica nos anos de 1960 pg 547
Benévolo, Leonardo . A história da Arquitetura Moderna. - São Paulo
Argan , Giulio Carlo. Arte Moderna. - São Paulo: Companhia das Letrass , 1992.
1. Arte Moderna - Historia
Capitulo 2 - A Realidade e a Consciencia
O impressionismo pg 75
A Arquitetura dos Engenheiros pg 84
Capítulo 4 - O modernismo
Urbanismo e Arquitetura Modernista pg 185
Capitulo 6 - A época do Funcionalismo
Urbanismo , Arquitetura pg 263
Desenho Industrial pg 301
Capitulo 7 - A Crise da arte como " ciencia europeia "
urbanismo e Arquitetura pg 512
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
Argan , Giulio Carlo . Walter Gropius y la Bauhaus. Editora Gustavo Gili, S.A., Barcelona , 1983.
I - La arquitectura de Gropius (
1911-1934 )
II - Bauhaus, Dessau, 1925 – vista do
conjunto , vista sur , vista norte , talleres y comedor, vista del cuerpo
acristalado, alzado oeste , vista del cuerpo-puente , vista noroeste, residência
y talleres de los estudiantes, estúdio del diretor , dormitório de estudiante
vista geral da Bauhaus , Dessau
III - Professores de la Bauhaus:
Walter Gropius , 1924-1927
Paul Klee , 1925,1928
Adolfo Meyer, 1925
Oskar Schlemmer , 1925
Piet Modrian, 1925
Theo Van Doesburg, 1925
László Moholy-Nagy, 1925-1927
Wasily Kandisy , 1926-1928
IV - Lista de obras principales
1910-1911 – Fábrica Fagus ( en
colaboración com Adolf Meyer )
1923 – Casa en Weimar
1925-1926 – Edifício de la
Bauhaus en Dessau, casas para los professores de la Bauhaus.
1927 – proyecto del Teatro Total
1928- ordenación del barrio
Dessau – Torten
1929 – concurso para conjuntos de
viviendas, Spandau- Hasel – horst
1930 – exposición en Paris, salas
comunes en la “casa alta”
1931- Sanatório Erich Mendelson
1932- Fábrica Adler , Frankfurt
1932 – Exposición “ la vivenda ampliable”
club em Buenos Aires, viviendas standard, Buenos Aires.
V - La arquitectura de Gropius en
Inglaterra y en América
“ A arquitetura deve estar em sintonia com as forças que realmente agem
na sociedade, o trabalho em equipe é um esforço de adesão a essas forças através
da colaboração entre indivíduos que trabalham para um mesmo resultado a partir
duma mesma formação e não através da sincronização da obra de especialistas que
encontram aí uma forma de complementariedade. “ Gropius , pg 194
Casa Levy, Londres, 1936 ( en
colaboración con Edwin Maxwell Fry)
Casa Gropius , Lincoln , 1938 ( en
colaboración con Marcel Breuer) vista
noroeste , vista sudeste.
Casa Breuer , Lincoln , 1938
Dormitórios do Christ’s College ,
Cambridge, 1936
Universal Schule. Projeto para o
Collier’ s Magazine TAC
Edificio da Pan American Airways
, Nova Iorque 1958-1963 , em colaboração com o TAC .
SUBIRATS, Eduardo. Da vanguarda ao pós-moderno. – São Paulo
: Nobel .
1.
Modernismo. 2. Pós- Moderno
Capítulo - a utopia artística da modernidade
Os maus dias passarão
Com este tema o autor remonta a utopia que a modernidade representou para as vanguardas historicas fazendo uma critica a produção moderna e seus protagonistas que emergia para o desenvolvimento industrial.
Os maus dias passarão
Com este tema o autor remonta a utopia que a modernidade representou para as vanguardas historicas fazendo uma critica a produção moderna e seus protagonistas que emergia para o desenvolvimento industrial.
"a utopia moderna das vanguardas artísticas morreu porque seus valores não cumprem , nas metrópoles industriais ou do terceiro mundo, mais que uma função legitimadora , regressiva e conservadora. Sua tarefa já não é mais uma criação , nem a crítica, nema a renovação , mas a reprodução indefinida de um principio de ordem. “ SUBIRATS, E. ( 1987p. 11)
Kenzo Tange. Editorial Gustavo Gili, S.A. Barcelona , 1979
Algumas Considerações -
Arquiteto talentoso , criativo , marca da sua evolução economia de meios, sentido plástico , expressão simbólica, conhecimento do urbanismo, sentido de estrutura. Emancipação da arquitetura japonesa com a ressonância internacional, influencias de W.Gropius, Le Corbusier , Oscar Niemeyer, Eero Saarine, Luis Kahn.
Arquiteto talentoso , criativo , marca da sua evolução economia de meios, sentido plástico , expressão simbólica, conhecimento do urbanismo, sentido de estrutura. Emancipação da arquitetura japonesa com a ressonância internacional, influencias de W.Gropius, Le Corbusier , Oscar Niemeyer, Eero Saarine, Luis Kahn.
Obra completa 1949-1976 –
I - Habitações em Takamatsou, 1959 – cidade tradicional com casas de dois andares. Cimento armado.
II - Projeto de Tsoukiji , distrito
que mede cerca de 300 300 m2 ; 100 000 pessoas.
"A circulação devera ser por uma auto estrada, que atravessa a região e ao metro.Vistas das maquetes."
III - Projeto de uma nova cidade
residencial Hokosetsou , em 1968 , projeto que atende para 150 000 habitantes. Importante
era criar meios de comunicações todo o projeto que liga auto estrada Chougokou .
IV - Universidade de Oran :
Escola
Técnica e a Faculdade de medicina
. passagem e praças, espaços
verdes e pilotis. Todos os setores estão ligados entre si, universidade
integrada por três direções, largos corredores horizontais.
Universidade de Oran: hospital
o hospital liga se ao ensino de
Medicina , em outras alas estão as
classes , farmacologia , clinica dentaria , setor de pesquisas. Na praça , há um
restaurante , bulevar , e a escola cientifica e técnica. Elementos octogonais, pré-fabricadas
e concreto protendidos, vigas fabricadas nas oficinas.
Universidade de Oran :
dormitórios a praça central liga
o lugar aos estudantes com pequenas salas e salões de musica , pintura. Etc.. ,
na periferia as praças dos esportes .
V - Centro de Comunicação em Kofou ,
cidade de 100 000 habitantes
“O edifício desenvolveu-se nas três dimensões : três ambientações :
impressão de um diário, rádio e televisão. A imprensa no rés , os estúdios nos pisos fechados , os escritórios
nos pisos envidraçados com balcões. Os serviços, em 16 cilindros, de 5m de diâmetro
, servido de suportes e distribuídos ao mesmo tempo.”
VI - Edifício Administrativo da
Sociedade de Imprensa e da Rádio Shizouka em Toquio, 1966-67.
“ conseguiu adaptar a arquitetura ao quadro urbanístico. Altura de
57m, situa se na intersecção das avenidas e próximo a linha do trans-expresso
Takaido , terreno triangular de 189m2.”
Em Tóquio , Edificio Administrativo que atende sobretudo na soberba arquitetura , colocando o futuro no conjunto urbano, vias expressas e metro.
Edifícios administrativos
Prefeitura de Tóquio em 1952
Walter Gropius. 2º. Edição : Editora Gustavo Gilli S.A., Barcelona , 1986.
BENEVOLO, Leonardo. O Ultimo capitulo da arquitetura moderna. – São Paulo : Editora Martins Fontes.
Le Corbusier , 1887-1965 . Urbanismo – 3º. Ed.- São Paulo : Editora WMF Martins Fontes , 2009.
I - O centro de Paris – o plano Voisin
Wassily Kandinky ( coordenação e organização folha de S.Paulo) - Barueri, SP : Editorial Sol 90 , 2007.
Pablo Picasso. / ( coordenação e organização folha de S.Paulo) - Barueri, SP : Editorial Sol 90 , 2007.
Henri Matisse . / ( coordenação e organização folha de S.Paulo) - Barueri, SP : Editorial Sol 90 , 2007.
Piet Modrian . Editora Globo .
ARTE MODERNA
Wassily Kandinky ( coordenação e organização folha de S.Paulo) - Barueri, SP : Editorial Sol 90 , 2007.
Pablo Picasso. / ( coordenação e organização folha de S.Paulo) - Barueri, SP : Editorial Sol 90 , 2007.
Henri Matisse . / ( coordenação e organização folha de S.Paulo) - Barueri, SP : Editorial Sol 90 , 2007.
Piet Modrian . Editora Globo .
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