Entre estes destacamos o surgimento de um novo seculo, a chegada de um vanguardismo mundial principalmente no avanço das construções de engenharia , pontes , monumentos , e cujas técnicas utilizados representavam os momentos mais marcantes desta passagem de seculo. Assim , começam tambem a surgiu outros desafios dos artistas e dos arquitetos em expressarem se de modo diferentes e cujo linguagem produzida no campo da Arquitetura , criou movimentos e influenciou uma geração de profissionais da áreas afins, design, artes e urbanismo.
Este tema aqui retratado será resumido , tento como objetivo especular quais foram as principais construçoes do seculo XIX que marcaram a chegada de um novo século . Certamente , cada um poderá selecionar estas construções, e nosso proposito neste texto , será apresentar os três grandes fatos marcantes desta história da engenharia e arquitetura que nascem para garantir a chegada de novos materiais de construção.
AS EXPOSIÇõES UNIVERSAIS DOS FINAIS DO SECULO XIX - Em Londres.
As exposições universais sempre marcam a passagem de um século, em especial ao final do século XIX , que expõe o fato de que todos impõem fortes limitações de comércio – pondo em
confronto produtos de todo o mundo. Neste contexto as exposiçoes universais servem para a transaçao destes produtos de mercado para o mundo, e ao mesmo tempo, momento oporuto para os comerciantes , industriais da maquina, apresentem seus produtos.
Para a chegada desta nova Era da Maquina , segundo Benevolo, sao tres as contruçoes , o Palacio de Cristal em Londres, A galerie de machines e a Torre Eifell em Paris.
Em Londres seguindo o tradicional clássico e acadêmico modelo de construção estilo Paxton, cria se o palácio de cristal – com a proposta de promover a economia do projeto : pre
fabricações completa, a rapidez da montagem, a possibilidade da recuperação
integral e a experiência técnica adquirida na construção de estufas.
Assim o autor demonstra que nesta construção a sociedade apresenta grande avanço no uso das técnicas de construção das edificações que marcam a chegada dos novos materias, entre estes , utilizado o aço como material . Sãio estas as construções apresentam um nova estrutura com uma composiçao formal , em detalhamentos de grandes fahcadas de vidro nos projetos de engenharia os avançaos tencologicos .
Montagens de tubos, calhas para as águas pluviais , águas de
esgotos – o problema da da condensaçao nos vidros foi resolvido decompondo se
todo o o telhado em superficies inclinadas , de maneira a evitar as goteiras.
IMPORTANCIA DO PALACIO DE CRSITAL (PAXTON)
A importância do palácio de cristal esta no novo
relacionamento que se estabelece entre os meios técnicos e os fins
representativos e expressivos do edifício. Ainda com as reminescencias do fim do ecletismo que entre outras, resgata a estética do "belo".
Sucinta grande admiração , a sociedade julgava as técnicas
aplicadas – o uso do vidro em projetos de estufas de plantas em "Os jardins de Paxton, Burton, nas estaçoes ferroviárias , nestes grandes monumentos que marcam a historia dos fins do seculo XIXI , possuem elementos arquitetônicos
singulares com dimensões contrastantes e grandes dimensões. ao memso tempo, em que suas fachadas remontam o tijolo aparente, ainda de tradicao classica na composiçao das fachadas, surgem em seus interiories verdadeiros palacios de ferro e vidro.
O PALACIO DE CRISTAL DE LONDRES
O palácio de cristal – não havia previsto o transepto – o
edifício não tem um centro optico e devia apresentar se como um trem de
comprimento indefinido. Repetição , modelo de tradição neoclássica , as ordens
modificam o resultado.
Palácio de Cristal, arquiteto Joseph Paxton em Londre
s
Em 1851, quando seis milhões de pessoas entraram, maravilhadas, no Palácio de Cristal para ver as mais modernas invenções do mundo daquele tempo.
Autor e engenheiro perito em jardinagem- exalta estruturas
sensacionalistas , estruturas com decorações de estilo , rígidas limitações
econômicas. entretanto, na foto abaixo, observe os jardins e o desenho da paisagem que surgem com o advento da construçao monumental.
UMA GALEIRA PARA EXPOSIÇÃO DAS MAQUINAS DO SECULO XIX
Sendo assim , para atender as necessidades das novas funçoes que avançao o desenvolvimento na escala industrial, surgem maquinas que apontam ao futuro, para atender as usinas de energeias eletrica, as turbias, e os maquinarios sao apresentados em espaços de verdadeiras grandeza e monumentalidade.
a Galeria des machines (1845-1906), sustentadas por arcos de
ferro metálicos com três charneiras ,
sustentadas por pilastras , em cima abobadas envidraçadas . encomendada as
armações metálicas a oficina de um engenhrieiro , Gustave Eiffel (1832-1923)- esta construção que exigiu cálculos , rápidos progressos alcançados, novidade na
edificação , elevador hidráulico.
A critica considera um horror e incerteza, os leigos
entusiasmado, confundem grandeza , técnica , acabamentos decorativos. Entretanto , houve um problema que deve se questionar , a galerie
des machines foi demolida em 1910. porque a galerie de machines foi demolida , assim como o Palacio de Cristal ?
TORRE EIFEL
Construída por Eiffel 1889 – torre Eiffel calculada para
suportas a ação do vento , propõe que as formas fixadas pelos cálculos confiram
uma forma agradável – as linhas essenciais de um monumento devem adequar-se
perfeitamente a sua destinação – criticas batiza a torre de babel – técnicos da
época dizia que a torre esta destinada a desmoronar , pelo ceder das estruturas
ou das fundançoes
As construções de ferro parecem agora ter chegado ao vértice
de suas possibilidades – Eiffel desenvolve varias atividades de construçaos de
edifícios , canal de Panama , pesquisas aerodinamicas cuja torre foi seu objeto
de estudo.
Evolução dos últimos dois decênios do século : novo sistema
de edificação, concreto armado, altera se o campo da construção em consequência
de uma convivência econômica , regulamentos, industrialização na Alemanha,
indústria da construção pre fabricada
CONSIDERAÇOES FINAIS
Ao reportar me ao tema da engenharia e construção considero que forma os mais diversos fatos marcantes, mas aqui, podemos destacar que foi o momento também para a sociedade saber das diferenças entre o profissional da engenharia e o arquiteto, foi possível que a partir destas construções, e com o avanço do debate da nova arquitetura, os novos profissionais atendem as necessidades da sociedade.
haja vista com o uso dos novos materias de construçao , aço, vidro e concreto armado as mais diversas geraçoes do seculo XX conseguiram apresentar uma produçao arquitetonico e prinncipalmente, o dialogo entre a tencina da construçao com a prodposta do arquiteto.
BIBLIOGRAFIA
Nenhum comentário:
Postar um comentário